SISMEC se apresenta como entidade representativa dos servidores de enfermagem de Curitiba

Na manhã do dia 19/12/2017 a direção do SISMEC participou de sua primeira reunião enquanto SINDICATO com a atual Gestão Municipal. Fomos prontamente recebidos pelo Secretario Municipal de Recursos Humanos e, na oportunidade apresentamos o sindicato como legitimo representante dos profissionais Enfermeiros, Técnicos de enfermagem e Auxiliares de enfermagem concursados no município de Curitiba.

Além da equipe do RH, participaram da reunião a supervisora de enfermagem na atenção primaria do município, Diretora da Gestão de pessoas da SMS e Supervisora do RH da SMS. Dentre os pontos debatidos tratamos também sobre a Portaria Conjunta Nº 02 que trata da suspensão dos serviços no 22/12/2017 e do recesso administrativo no período de 26 a 29/12/2017.

Solicitamos maiores informações quanto a forma de remuneração dos servidores que estarão de plantão nestes dias, assim como a preocupação com a escala de final de ano onde as unidades básicas de saúde permanecerão fechadas por longo período sobrecarregando os serviços de emergência de Curitiba e que tal sobrecarga irá afetar principalmente as equipes de enfermagem que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento e SAMU, a Gestão de Pessoas da SMS nos informou que os servidores que prestam serviço em regime de escalas 12/60 não serão remunerados e nem mesmo terão direito a folgas compensatórias.

A Diretora de gestão de pessoas da SMS foi categórica em afirmar que neste ano a SMS não tem condições de cumprir com este direito. Assim protocolamos ontem oficio junto à SMS , requerendo o cumprimento do estabelecido no Decreto nº1,914/2017 e na referida portaria conjunta concedendo assim este direito. (link para oficio e portaria abaixo.)

Outro ponto importante comentado nessa reunião foi a participação da entidade nas mesas de negociações em 2018, a SMRH em fevereiro, as quais já estão acertadas, diante disso se fara necessário formarmos uma comissão com profissionais de vários equipamentos para que representem a categoria e seja elaborada a pauta de negociações para o ano de 2018, das quais já estaremos participando ativamente.

Importante se faz lembrar aos profissionais de enfermagem que todas as situações que estão ferindo o direito como servidor público estão sendo analisadas pelo setor jurídico do sindicato, algumas medidas já foram e estão sendo tomadas para ter nossos direitos resguardados.

A diretoria do sindicato reafirma ao compromisso que tem com o profissional de enfermagem e que ao poder sentar com voz e voto nas mesas de negociações com a PMC e os outros sindicatos no ano de 2018 poderá fazer sempre mais por uma categoria tão importante para todos.

Sempre com o apoio de vocês, o SISMEC estará conduzindo e orientando mas quem determina a força que teremos é o apoio e participação da categoria.

Lembramos a todos as agressões sofridas no decorrer do ano e que tais agressões acentuam-se com a superlotação falta de suprimentos, RH e medicações, pior de tudo, a desassistência do usuário final que precisa dos serviços de saúde nessa época.

(Confiram oficio e portaria abaixo.)

Ofício SISMEC 02_2017 – Secretaria de Saúde – Folgas Recesso